VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESTA FERRAMENTA
O QUE É A WEB
2.0
De acordo com Wikipédia, a web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa
estadunidense O’Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e
serviços, tendo como definição a “Web plataforma”, envolvendo wikis, aplicativos
baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação.
A Web 2.0, também chamada de Web participativa, é a segunda geração da
World Wide Web, tendência que afirma o conceito de troca de informações e
colaboração dos usuários. Foi a revolução dos blogs e chats, das mídias sociais
colaborativas, das redes sociais e do conteúdo produzidos pelos internautas.
Com a chegada da Web 2.0
a internet deixou de ser estática, sendo possível que os
usuários participassem dos conteúdos, inserindo, atualizando, comentando e
classificando.
Através do Youtube, Facebook, Flick, Picasa, Wikipédia e muitas outras
redes sociais, os usuários passaram a ter voz e essa voz passou ser ouvida e
respeitada.
Portanto, a Web 2.0 está voltada para
a criação de ambientes propícios à criação e manutenção de redes sociais, indo
além das paredes de determinados sites.
Algumas características da Web 2.0:
Usuários
produzindo conteúdo;
Quanto mais
usuários melhor o serviço;
Aplicações
ricas;
Valorização do
conteúdo;
Conteúdo
acessível para aplicações externas;
Integração de
conteúdos em diversas aplicações (Mashup);
Nova indexação
das informações (folksonomia).
Estas características já estavam
presentes com o advento da internet e da World
Wide Web como discorre Montanaro, e ainda
merece grande destaque o conteúdo
trabalhado nos sites e aplicativos que são distribuídos em multidirecionalidade na produção dos
conteúdos.
E o que sustenta o conceito da Web 2.0,
são os usuários que tem o papel ativo e participativo na rede chegam a
possuir controle sobre as informações, o que demonstra a sua crescente evolução
pois mesmo os usuários mais leigos são capazes de exercitar um determinado
controle sobre ela. Com esta
visão, conseguimos compreender o quão
importante é o papel da escola e dos gestor na gerencia das informações a serem
divulgadas e transformadas em conhecimento, sabendo que não podemos ser os
excluídos digitais, pois quase tudo gira em torna da era da tecnologia da
informação: blogs, fotologs, videologs sites que contem uma padronização prévia
da forma da apresentação e que são aplicativos que facilitam a interatividade,
o compartilhamento de informações, o trabalho colaborativo.
Também há os fóruns de discussão que permitem discussões assíncronas
entre usuários, as wikis que são editores de hipertexto com uma característica
colaborativa e constante do conteúdo , sites participativos onde a interação
entre os participantes é premissa básica para o seu funcionamento, grupos
virtuais e redes sociais que facilitam o trâmite das informações e do
conhecimento que podem ser construídos e divulgados, nesta interface encontramos
a escola novamente, cumprindo seu papel no que se refere a apoiar, incentivar e
tentar na medida do possível, disponibilizar os recursos necessários na busca
destes novos conhecimentos, inserindo a comunidade escolar neste mundo digital
dando o verdadeiro suporte educacional com iniciativas que visem a
transformação social.
“(...) difundir a Internet ou
colocar mais computadores nas escolas por si só, não constituem necessariamente
grandes mudanças sociais. Isso
depende de onde, por quem, e para quê são usadas as tecnologias de comunicação
e informação.” (Castells,2005,p. 19 )
È como temos que visualizar a
escola, como um espaço de interatividade dado acesso a todos, realizando a
inclusão digital tentando fazer com que o individuo tenha acesso as ferramentas
disponíveis em rede, de modo a atender as necessidades sociais do mesmo. Assim, estamos apresentando a WEB 2.0 dentro
do contexto da Gestão Escolar. E porque não aprofundar mais ??
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