Aprendendo sobre Gestão Democrática
DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES
DA ESCOLA
A
EMEIEF Profa. Maria Madalena Vasconcellos da Silva a partir do estudo elaborado
pela equipe sentiu a necessidade de dar reconhecimento as atividades internas e
externas desenvolvidas na escola e acolher a comunidade dando oportunidade de
participação nas ações, pois este era um fato que gerava desconforto e muitas
vezes ações de depredação ao prédio público como se a escola não pertencesse à
comunidade, estas ações eram mais frequentes dando uma visão de escola
impenetrável, e ainda os pais tudo denunciavam na mídia ou na Secretaria
da Educação ao invés de encontrar na escola um porto seguro das relações entre
escola e comunidade.
Identificados
os problemas eles puderam ser definidos em três partes: os problemas da
comunidade, os administrativos e pedagógicos.
Assim, definimos uma meta principal a alcançar com prazo
específico para iniciar o processo de mudança que foi julho de
2014. Em longo prazo a meta é “Tornar-se
uma escola de excelência em Educação Pública de qualidade na cidade de Limeira
até o ano de 2024” ,
ou seja, temos um longo caminho e muito trabalho, desenvolvendo um plano onde
devem estar sistematizadas as ações pretendemos desenvolver e informações e
princípios que balizarão e sustentarão nossas ações.
Como discorre Silva nesse
processo de organização da ação, o ponto de partida deve ser o lugar em que nos
encontramos, a realidade que está posta, para a partir daí mirar em novos
horizontes, delinear novas metas e novos objetivos, projetar, alçar novos
vôos. Dando continuidade ao trabalho,
todos foram convidados a embarcar e alçar novos vôos e assim elencados os
problemas de ordem pedagógica constatamos que nossos indicadores
externos obtidos após avaliações de nível nacional, estadual e municipal
refletiam uma escola com defasagem pedagógica, fazendo-nos entrar numa fase de
estudo, reflexão, levantamento de descritores e nível proficiência do nosso
aluno, atualmente estamos chegando à montagem de planos de ações a fim de
elevar esses resultados e gradualmente envolver toda a comunidade. Algumas
ações já foram tomadas e iniciadas como:
1. Projeto da Educação
Integral com o “Mais Educação” ampliando o horário de estudo dos alunos com
aulas de Leitura, Matemática e oficinas escolhidas pelo Conselho Escolar ( karatê,
Capoeira, Rádio Escolar, Dança e
Violão).
2. Em parceria com a
Secretaria da Cultura Municipal aderimos o Projeto Arte Educação – como
Enriquecimento Curricular, atendo os alunos com aulas de dança e teatro no
período contrário as aulas com professoras da Secretaria da Cultura.
3. Horta Educativa em
processo de implantação em parceria com o Fundo de Solidariedade Social,
Secretária da Agricultura e meio ambiente, envolvendo todos os alunos nos dois
períodos.
4. Projeto Coral em
parceria com a secretaria da educação, através da orientação das coordenadoras
de área de Artes, com as turmas dos primeiros anos de escolaridade.
Essas
ações estão complementando e enriquecendo o processo ensino aprendizagem
proporcionando uma elevação da auto-estima da comunidade escolar.
Com
relação à comunidade identificamos a necessidade de
estreitar laços através de um maior contato com os pais, moradores do bairro e
associação de moradores, assim iniciamos algumas parcerias a fim de aproximar a
comunidade tornando-os responsáveis também pelo prédio escolar, pela
conservação e utilização do mesmo valorizando o espaço público do cidadão e
assim promovendo a diminuição da violência ao qual sofremos por diversas vezes
como invasões, pichações, arrombamento do prédio e furtos.
Projetos para a comunidade:
1. Escola da família –
neste ano letivo foi aprovado pela secretaria municipal da educação para início
neste mês de março a Escola da Família aos finais de semana com participação da
comunidade do bairro. Já estamos com três
estagiários que trabalham com esporte e oficina de artesanato, mais alguns pais
que fazem parte dos escoteiros desbravadores que tem reunido as crianças da
escola e do bairro.
2. Projeto Zumba com um
professor de educação física voluntário que utiliza duas vezes na semana à
noite, o pátio da escola para dar aulas de zumba para a
comunidade.
3. Empréstimo do prédio
para utilização: de reuniões de condomínio de um residencial do bairro, para as
comunidades evangélicas e católicas que realizam festas, almoços nos finais de
semana e retiro de jovens e casais.
4. Durante a semana a
saída dos alunos é realizada com a entrada nos pais dentro da escola, numa
tentativa de aproximá-los e de darmos abertura a sugestões e críticas.
Na
parte administrativa as prioridades foram elencadas e a principal foi à
melhoria no processo da comunicação, seguida de reorganização de alguns setores
e criação procedimentos que facilitam a vida cotidiana na escola. A
descentralização do poder na administração quebrando alguns paradigmas dando
voz aos funcionários e professores é um passo para a busca de uma gestão
participativa, embora pareça mais trabalhosa, pois reunir o conselho escolar é
uma tarefa árdua, pois a pessoa não tem tempo ou ainda não se sentem parte
integrante de um todo, mas reconhecer cada um na sua tarefa e expor este
reconhecimento tem gerado ações positivas por parte da escola.
Trago
a reflexão de Souza (2005), Esse
processo, sustentado no diálogo e na alteridade tem como base a participação
efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito a normas
coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia
de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola, estamos gradualmente caminhando
para melhoria da qualidade educacional e ela não se constrói sozinha, portanto
continuamos acreditando que juntos somos muito mais fortes.
BIBLIOGRAFIA
Texto extraído do Caderno
1 da coleção Gestão e Avaliação da Escola Pública : SOUZA, Ângelo Ricardo de ET
al.]. Planejamento e Trabalho Coletivo. Universidade Federal do Paraná,
Pró-reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante. Ed. Da UFPR. 2005, p.
15-22. 68 p. – (Gestão e avaliação da escola pública).
Comentários
Postar um comentário