Aprendendo sobre Gestão Democrática

DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES DA ESCOLA

A EMEIEF Profa. Maria Madalena Vasconcellos da Silva a partir do estudo elaborado pela equipe sentiu a necessidade de dar reconhecimento as atividades internas e externas desenvolvidas na escola e acolher a comunidade dando oportunidade de participação nas ações, pois este era um fato que gerava desconforto e muitas vezes ações de depredação ao prédio público como se a escola não pertencesse à comunidade, estas ações eram mais frequentes dando uma visão de escola impenetrável, e ainda  os pais tudo denunciavam na mídia ou na Secretaria da Educação ao invés de encontrar na escola um porto seguro das relações entre escola e comunidade.
Identificados os problemas eles puderam ser definidos em três partes: os problemas da comunidade, os administrativos e pedagógicos.
          Assim, definimos uma meta principal a alcançar com prazo específico para iniciar o processo de mudança que foi julho de 2014.       Em longo prazo a meta é “Tornar-se uma escola de excelência em Educação Pública de qualidade na cidade de Limeira até o ano de 2024”, ou seja, temos um longo caminho e muito trabalho, desenvolvendo um plano onde devem estar sistematizadas as ações pretendemos desenvolver e informações e princípios que balizarão e sustentarão nossas ações.
          Como discorre Silva nesse processo de organização da ação, o ponto de partida deve ser o lugar em que nos encontramos, a realidade que está posta, para a partir daí mirar em novos horizontes, delinear novas metas e novos objetivos, projetar, alçar novos vôos.            Dando continuidade ao trabalho, todos foram convidados a embarcar e alçar novos vôos e assim elencados os problemas de ordem pedagógica constatamos que nossos indicadores externos obtidos após avaliações de nível nacional, estadual e municipal refletiam uma escola com defasagem pedagógica, fazendo-nos entrar numa fase de estudo, reflexão, levantamento de descritores e nível proficiência do nosso aluno, atualmente estamos chegando à montagem de planos de ações a fim de elevar esses resultados e gradualmente envolver toda a comunidade. Algumas ações já foram tomadas e iniciadas como:
1. Projeto da Educação Integral com o “Mais Educação” ampliando o horário de estudo dos alunos com aulas de Leitura, Matemática e oficinas escolhidas pelo Conselho Escolar ( karatê, Capoeira, Rádio Escolar, Dança e Violão).          
2. Em parceria com a Secretaria da Cultura Municipal aderimos o Projeto Arte Educação – como Enriquecimento Curricular, atendo os alunos com aulas de dança e teatro no período contrário as aulas com professoras da Secretaria da Cultura.
3. Horta Educativa em processo de implantação em parceria com o Fundo de Solidariedade Social, Secretária da Agricultura e meio ambiente, envolvendo todos os alunos nos dois períodos.
4. Projeto Coral em parceria com a secretaria da educação, através da orientação das coordenadoras de área de Artes, com as turmas dos primeiros anos de escolaridade.
Essas ações estão complementando e enriquecendo o processo ensino aprendizagem proporcionando uma elevação da auto-estima da comunidade escolar.
Com relação à comunidade identificamos a necessidade de estreitar laços através de um maior contato com os pais, moradores do bairro e associação de moradores, assim iniciamos algumas parcerias a fim de aproximar a comunidade tornando-os responsáveis também pelo prédio escolar, pela conservação e utilização do mesmo valorizando o espaço público do cidadão e assim promovendo a diminuição da violência ao qual sofremos por diversas vezes como invasões, pichações, arrombamento do prédio e furtos.
            Projetos para a comunidade:
1. Escola da família – neste ano letivo foi aprovado pela secretaria municipal da educação para início neste mês de março a Escola da Família aos finais de semana com participação da comunidade do bairro.       Já estamos com três estagiários que trabalham com esporte e oficina de artesanato, mais alguns pais que fazem parte dos escoteiros desbravadores que tem reunido as crianças da escola e do bairro.
2. Projeto Zumba com um professor de educação física voluntário que utiliza duas vezes na semana à noite, o pátio da escola para dar aulas de zumba para a comunidade.         
3. Empréstimo do prédio para utilização: de reuniões de condomínio de um residencial do bairro, para as comunidades evangélicas e católicas que realizam festas, almoços nos finais de semana e retiro de jovens e casais.
4. Durante a semana a saída dos alunos é realizada com a entrada nos pais dentro da escola, numa tentativa de aproximá-los e de darmos abertura a sugestões e críticas.
Na parte administrativa as prioridades foram elencadas e a principal foi à melhoria no processo da comunicação, seguida de reorganização de alguns setores e criação procedimentos que facilitam a vida cotidiana na escola. A descentralização do poder na administração quebrando alguns paradigmas dando voz aos funcionários e professores é um passo para a busca de uma gestão participativa, embora pareça mais trabalhosa, pois reunir o conselho escolar é uma tarefa árdua, pois a pessoa não tem tempo ou ainda não se sentem parte integrante de um todo, mas reconhecer cada um na sua tarefa e expor este reconhecimento tem gerado ações positivas por parte da escola.
Trago a reflexão de Souza (2005), Esse processo, sustentado no diálogo e na alteridade tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito a normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola, estamos gradualmente caminhando para melhoria da qualidade educacional e ela não se constrói sozinha, portanto continuamos acreditando que juntos somos muito mais fortes.

BIBLIOGRAFIA
Texto extraído do Caderno 1 da coleção Gestão e Avaliação da Escola Pública : SOUZA, Ângelo Ricardo de ET al.]. Planejamento e Trabalho Coletivo. Universidade Federal do Paraná, Pró-reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante. Ed. Da UFPR. 2005, p. 15-22. 68 p. – (Gestão e avaliação da escola pública).




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