VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESTA FERRAMENTA 

O QUE É A WEB 2.0
De acordo com Wikipédia, a web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O’Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como definição a “Web plataforma”, envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação.
A Web 2.0, também chamada de Web participativa, é a segunda geração da World Wide Web, tendência que afirma o conceito de troca de informações e colaboração dos usuários. Foi a revolução dos blogs e chats, das mídias sociais colaborativas, das redes sociais e do conteúdo produzidos pelos internautas.
Com a chegada da Web 2.0 a internet deixou de ser estática, sendo possível que os usuários participassem dos conteúdos, inserindo, atualizando, comentando e classificando.
Através do Youtube, Facebook, Flick, Picasa, Wikipédia e muitas outras redes sociais, os usuários passaram a ter voz e essa voz passou ser ouvida e respeitada.
            Portanto, a Web 2.0 está voltada para a criação de ambientes propícios à criação e manutenção de redes sociais, indo além das paredes de determinados sites. 
Algumas características da Web 2.0:
Usuários produzindo conteúdo;
Quanto mais usuários melhor o serviço;
Aplicações ricas;
Valorização do conteúdo;
Conteúdo acessível para aplicações externas;
Integração de conteúdos em diversas aplicações (Mashup);
Nova indexação das informações (folksonomia).
 Estas características já estavam presentes com o advento da internet e da World Wide Web como discorre Montanaro,  e ainda merece grande destaque  o conteúdo trabalhado nos sites e aplicativos que são distribuídos  em multidirecionalidade na produção dos conteúdos.  
E o que sustenta o conceito da Web 2.0,  são os usuários que tem o papel ativo e participativo na rede chegam a possuir controle sobre as informações, o que demonstra a sua crescente evolução pois mesmo os usuários mais leigos são capazes de exercitar um determinado controle sobre ela.            Com esta visão,  conseguimos compreender o quão importante é o papel da escola e dos gestor na gerencia das informações a serem divulgadas e transformadas em conhecimento, sabendo que não podemos ser os excluídos digitais, pois quase tudo gira em torna da era da tecnologia da informação: blogs, fotologs, videologs sites que contem uma padronização prévia da forma da apresentação e que são aplicativos que facilitam a interatividade, o compartilhamento de informações, o trabalho colaborativo.
Também há os fóruns de discussão que permitem discussões assíncronas entre usuários, as wikis que são editores de hipertexto com uma característica colaborativa e constante do conteúdo , sites participativos onde a interação entre os participantes é premissa básica para o seu funcionamento, grupos virtuais e redes sociais que facilitam o trâmite das informações e do conhecimento que podem ser construídos e divulgados, nesta interface encontramos a escola novamente, cumprindo seu papel no que se refere a apoiar, incentivar e tentar na medida do possível, disponibilizar os recursos necessários na busca destes novos conhecimentos, inserindo a comunidade escolar neste mundo digital dando o verdadeiro suporte educacional com iniciativas que visem a transformação social.
“(...) difundir a Internet ou colocar mais computadores nas escolas por si só, não constituem necessariamente grandes mudanças sociais.            Isso depende de onde, por quem, e para quê são usadas as tecnologias de comunicação e informação.” (Castells,2005,p. 19 )

            È como temos que visualizar a escola, como um espaço de interatividade dado acesso a todos, realizando a inclusão digital tentando fazer com que o individuo tenha acesso as ferramentas disponíveis em rede, de modo a atender as necessidades sociais do mesmo.   Assim, estamos apresentando a WEB 2.0 dentro do contexto da Gestão Escolar.   E porque não aprofundar mais ??

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